SP

Conheça o curso, Coordenador, Equipe pedagógica

Profa. Dra. Carolina Bustos Raffainer

Doutora na área de Design com ênfase em Design e Tecnologia pela UFRGS. Possui mestrado na área de Engenharia de Produção com ênfase em ergonomia pela UFRGS, graduação em Interior Designer – The Art Institute Of Dallas (1998) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (2001).

Desde agosto de 2023 é coordenadora do curso de Design da ESPM SP. Atuou como coordenadora do curso de Design Visual e Design de Moda da ESPM Porto Alegre por 15 anos e como professora do curso de pós-graduação em arquitetura de Interiores e da pós-graduação em Ergonomia com ênfase na analise Ergonomica do Trabalho da Faculdade de Arquitetura do Centro Universitário Uniritter.

Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: design universal, deficiência visual, percepção, cores, texturas, ergonomia, cognição, pessoas portadoras de deficiência e inclusão social.

Trabalha há mais de quinze anos na área de Design. Trabalhou na empresa LOONEY & ASSOCIATES, Dallas, EUA na área de Institucional Design.
É Sócia Fundadora da empresa DFE Ergonomia de Produtos, Processos e Ambientes e Vice-Presidente da ApDesign (Associação dos Profissionais de Design do Rio Grande do Sul), na gestão 2007 a 2010. É também componente do Board de Avaliação de Publicações da BOOKMAN. Em 2016 assumiu a Direção de Relações Acadêmicas da apDesign e é membro acadêmico da Athens Institute for Education and Research. Professora convidada pela UP (Universidade de Palermo – BUA – Argentina) para ministrar aula para o Doutorado de Design.

Ocupação ESPM 35ª Bienal

Exposição dos trabalhos dos estudantes de Design participantes da oficina de criação e produção de linguagem, parte integrante da colaboração Fundação Bienal São Paulo