Tramas é um livro-objeto de exemplar único, desenvolvido artesanalmente, que tem como tema o laço que une as vivências femininas, com luta e resistência em cada “ser mulher”, mas também as subjetividades de cada trajetória. A partir do entendimento da vivência feminina, a narrativa se dá em biografemas a partir de histórias reais, refletindo sobre a pluralidade de vivências, cicatrizes e batalhas das trajetórias femininas.
Tramas: entrelaços entre a natureza e a mulher
PGD das estudantes: Lorena Logiacco Graça, Isadora Bossolan Correa, Thamirys Couto Teles Estercio e Yasmin Silveira Magalhães Ferreira
Orientação: Profa. Me. Marise De Chirico
Premiado com a categoria ouro no
Brasil Design Awards 2024
– o maior prêmio de design do Brasil
Fundamentado em autores críticos sobre questões femininas, Tramas tece sua narrativa através de poemas, colagens e bordados. Utiliza técnicas e escolhas editoriais de cunho artesanal para criar uma experiência que integra o trabalho manual à psicologia e emoções, impactando o leitor por meio de texturas, cores sendo um objeto de significado reflexivo, político e sensorial.





O objeto de estudo de design editorial deste projeto – o livro objeto –, utiliza o ensaio fotográfico, carimbos, os laços e a conexão gerada pela pesquisa, como uma abertura de um veículo de manifestação das questões implícitas, e consagra uma metodologia, envolvendo as duas temáticas: mulher e natureza.
Os dois temas principais, se definem como dois contextos essenciais para diversas discussões, acerca de suas problemáticas que envolvem suas histórias firmadas em atos de exploração.
O projeto propõe valorizar as soluções que a biomimética oferece, onde o Design usufrui com as formas da natureza e como se adapta. Além disso, é uma oportunidade de exercitar o Design como ferramenta para traduzir sensações através do impacto visual e experiências construídas por elementos gráficos, e também discutir, de forma poética, como o capitalismo e o patriarcado se apossaram tanto da natureza (desmatamento e taxonomia), quanto da mulher (de seu corpo, de como se veste, pensa e age).



