Passo a Passo questiona a sociedade atual que cada vez mais se distancia de vivências autênticas, inertes no contexto do espetáculo denunciado por Guy Debord. Para contrapor essa realidade, o grupo utiliza da deriva com o intuito de obter experiências únicas. O acaso, abordado segundo Ronaldo Entler, é inserido como método para que a falta de controle do grupo – somada à definição de regras no processo – garanta que o resultado seja ainda mais imprevisível. Foram realizados seis experimentos que revelam um olhar sensível ao cotidiano, elevado por meio de imagens, textos e reflexões. O design editorial explora não apenas o visual, mas também conta de forma pessoal e subjetiva questões relacionadas à humanidade, dando luz ao que é considerado crucial para o projeto: o ordinário.
Bronze no BDA 2024, Categoria Design Editorial (Estudantes)
Projeto de Graduação em Design Passo a Passo – a percepção do ordinário a partir do acaso e da deriva, desenvolvido por: Fernanda Naomi Fujisawa, Gabriela Ortega de Araújo e
Otávio de Oliveira Amorim Chaves
Orientação: Prof. Dr. Leopoldo Augusto Leal (7º e 8º semestres)



Passo a Passo é um livro experimental desenvolvido como parte do trabalho de conclusão de curso em design. Seu projeto gráfico foi elaborado integrando os principais conceitos explorados: o espetáculo, a deriva e o acaso. A capa é branca, com o logo em baixo relevo e uma sobrecapa com uma textura reinterpretada do mapa de São Paulo. O projeto é composto por uma única cor para clareza e objetividade, além de remeter o ponto de partida do grupo: a Linha 1 – Azul do metrô. A diagramação foi feita em uma margem que delimita visualmente criando uma moldura, para que o foco seja somente no conteúdo. Exceto as indicações, que percorrem as páginas, fazendo referência à deriva. A tipografia, desenvolvida por designers brasileiros, reforça ainda mais o contexto em que o projeto foi criado.