Reconhecimento e premiações

Hackaton Green 2023: Carol Cheng e equipe em 1º lugar

Resultados incríveis no Hackaton Green (29/09–01/10/2023) em um sprint de 48h em parceria  da ESPM com a Suzano e ifood com o desafio de proporsoluções sustentáveis. Se reuniram 10 grupos compostos por estudantes da ESPM SP, RIO e ITA de vários cursos, unindo vários saberes. Do Design ESPM participaram 7 estudantes!

Em um destes 10 grupos, estava a nossa aluna Carolina Cheng, que participou da equipe que venceu este Hackaton!

Segundo a Cheng, o desafio se iniciou ao ganharam um voucher para jantar e analisar as embalagens que chegaram pela iFood! O grupo então começou a pensar em muitas soluções!!

“Eu desafiei os colegas a pesquisar primeiro, entender o problema e as dores do target e propôs ao grupo se dividir para pesquisar os diversos públicos –consumidores, donos dos estabelecimentos e entregadores–, bem como o macroambiente, embalagens, sustentabilidade e reciclagem. Assim chegamos ao problema e a algumas conclusões: o consumidor ifood faz parte da geração z, mais tecnológica; os brasileiros entendem pouco sobre os benefícios da sustentabilidade; donos de restaurantes não pensam em adquirir embalagens sustentáveis e estão insatisfeitos com seus indicadores financeiros.”

“Porque não tem como aplicar diretamente uma solução se as pessoas não entendem e não se engajam em soluções sustentáveis. Então pensamos em uma forma de orientar e conscientizar esses donos de restaurantes”.

Face a esse cenário, propuseram a Suzana! uma assistente virtual b2b, ligada ao app da ifood, impulsionada por inteligência artificial que conversa com os donos dos estabelecimentos, entende os desafios e propõe soluções que potencializam o lucro do negócio por vias sustentáveis. Veio o pitch, que levou o grupo ao 1º lugar!!

A fala da estudante Carol Cheng nos confirma como é importante para a formação dos estudantes participar de equipes multidisciplinares. Além dela ter aprendido muito com os colegas, com o processo e com os mentores, ela também contribuiu com os aprendizados do curso de Design, tanto em termos mais estéticos, como no desenvolvimento da metodologia e no processo de inovação a partir de uma visão holística.

Sem esperar essa conquista e sem nunca ter participado de um Hackaton, Carol contou que ficou muito emocionada e mudou sua vida! O maior prêmio para a Carol foi que o desafio levou-a a entender o curso na sua totalidade, constatar o quanto todas as disciplinas da matriz são importantes, comprovar que está no caminho certo e se perceber com um potencial comunicativo e de liderança, desconhecido até então.

“Colegas do curso de design, se vocês quiserem participar de um Hackaton, não precisam ter medo, vão em frente, pois tudo o que foi ensinado no curso vai ser usado e vai dar a base para todo o processo de inovação.”

Nós torcemos agora para que, além do 1º lugar e do prêmio, ela consiga o estágio de férias na Suzano!

Parabéns, Carol Cheng!!

Conheça também...

3 projetos na Short list do BDA 2022

3 projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Design ESPM SP estão na short list do Brasil Design Awards 2022.Conheçam os projetos! Jogo de tabuleiro LENDAS BRASILEIRASDesenvolvido