Reconhecimento e premiações

Cartaz 35º Prêmio Design MCB

Parabéns, Erick Cruz, pelo desafio aceito e pela classificação do seu cartaz na 35ª edição do Prêmio Design MCB.

Além do cartaz vencedor, a comissão julgadora formada por Clara Moreira (Recife/PE), Filipe Cartaxo (Salvador/BA), Gabriela Castro (São Paulo/SP), Giovanna Cianelli (Rio de Janeiro/RJ), Maxwell Alexandre (Rio de Janeiro/RJ), Nasha Gil (São Paulo/SP), Pedro Mattos (São Paulo/SP) e Vinicius Theodoro (São Paulo/SP, escolheram um segundo e terceiro lugares, e mais 7 selecionados para a mostra. Faz parte dos 7 selecionados, o cartaz do nosso querido estudante de 2º semestre (2022-2), Erick Bianchi Castelhano Cruz.

Em junho de 2022, o Museu da Casa Brasileira anunciou o 35º Prêmio Design MCB tendo como objetivo principal reconhecer a excelência no design brasileiro e, desta forma, incentivar seu fortalecimento e disseminação.

Diferente das outras 34 edições, o Concurso do Cartaz do 35º Prêmio Design MCB foi realizado como uma das três categorias do Prêmio – Cartaz, Produtos e Trabalhos Escritos. Assim, os participantes dessa categoria foram convidados a desenvolver um cartaz que apresentasse um projeto gráfico autônomo e dinâmico, com força e linguagem próprias, cujo conceito visual refletisse, com criatividade, a identidade do design brasileiro. Nesta edição, o tema sugerido para o desenvolvimento dos cartazes foi: Projeto, processo e percurso. Esse tema agrega um recorte de metodologia e processo na discussão sobre o papel do designer e do design brasileiro frente aos desafios do contemporâneo.

Para incentivar a inscrição no concurso e trazer uma provocação crítica aos estudantes, o curso de Design da ESPM SP ofereceu uma série de reflexões com o intuito de discutir o papel do design e do designer num mundo complexo, buscando se aproximar de abordagens decoloniais, bem como discutir o processo do design como o metodologia de projeto. As três aulas foram ministradas pelos profs Marcelo Pliger, Christiane Coutheux e Gisela Schulzinger, respectivamente. Na sequência, tivemos o workshop de processo e criação dos cartazes, com a Profa. Marise De Chirico.

Como resultado, tivemos quatro cartazes desenvolvidos e inscritos no 35º Prêmio Design MCB.

Abaixo podemos ver os dois cartazes do estudante Erick Bianchi Castelhano Cruz inscritos no prêmio. Seguindo a sugestão do regulamento do Prêmio, o estudante apresentou uma 2ª imagem do cartaz para demonstrar movimento e um 3º arquivo para demonstrar o processo de criação, conforme podemos ver ao lado.

Ao lado, o cartaz inscrito no 35º Prêmio, desenvolvido pelas estudantes Laura Okuma e Liliana Kyung

 

Aqui o cartaz desenvolvido pelas estudantes Nicolli Damaceno Silva e Danielly Biquinati Jardim.

Segundo Leopoldo Leal, coordenador da comissão julgadora desta edição:

A oportunidade de ver o desenvolvimento documentado dos cartazes foi uma grata surpresa para os jurados, que puderam analisar e discutir a produção sob duas perspectivas: a peça final e o processo percorrido pelos participantes. A diversidade de repertórios de vida, formação, referências e experiências práticas ficou estampada em cada produção, mostrando a riqueza da multiplicidade de visões de mundo debruçadas a partir de um mesmo tema.

A comissão julgadora foi formada por Clara Moreira (Recife/PE), Filipe Cartaxo (Salvador/BA), Gabriela Castro (São Paulo/SP – formada na 1ª turma do Design ESPM SP), Giovanna Cianelli (Rio de Janeiro/RJ), Maxwell Alexandre (Rio de Janeiro/RJ), Nasha Gil (São Paulo/SP), Pedro Mattos (São Paulo/SP) e Vinicius Theodoro (São Paulo/SP).

Conheçam os outros projetos premiados em:
https://mcb.org.br/pt/design_mcb/museu-da-casa-brasileira-divulga-resultado-do-concurso-do-cartaz-da-35a-edicao-do-premio-design

 

Conheça também...

3 projetos na Short list do BDA 2022

3 projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Design ESPM SP estão na short list do Brasil Design Awards 2022.Conheçam os projetos! Jogo de tabuleiro LENDAS BRASILEIRASDesenvolvido

Saiba mais»
Scroll to Top